História
Conhecida primitivamente como “Ponta da Linha”, por estar localizada, em 1884, no final da via férrea construída pela Companhia Progresso Agrícola para percorrer as plantações de cana-de-açúcar que abasteciam o Engenho Central, em Pindaré-Mirim, Santa Inês deve sua origem a esse importante empreendimento agroindustrial.
Santa Inês que antes teve vários nomes, no inicio povoado chamado de ponta da linha devido ao trem carregava a cana para o engenho de Pindaré-mirim que na época Santa Inês era município de Pindaré. Após ponta da linha, recebeu o novo nome de Conceição, nome dado pelos próprios moradores do povoado, e mais em breve a Esposa de Erico Galvão Deputado estadual, estava no meio de uma gravidez complicada resolveu fazer uma promessa, que caso ocorresse tudo bem com sua gravidez, ela traria a estatua da Santa Inês para a capela de do povoando que hoje é a igreja Matriz. E assim foi feito, ocorreu tudo bem, então com o passar do tempo o povoado que chamado de Conceição, recebe o nome de Santa Inês tornando-se cidade e deixou de ser município de Pindaré.
A rua do comércio, antes chamada de rua da boiada, era o caminho percorrido pelas carroças de bois que carregavam as canas-de-açúcar para o engenho situado em Pindaré, este devido o engenho central, foi uma das primeiras cidades do Maranhão a receber luz elétrica. A energia era fornecida por um motor situado na Praça da Saudade que antes era um vila de cabarés (casas de prostituição).
- Rita Corrrea Rocha Carlos – uma das primeiras moradoras de Santa Inês. Primeira professora de corte costura e flores.
- Josué Diniz Alves – primeiro prefeito interventor de Santa Inês – Pai de dr Ribamar Alves
- Primeiro Hospital – Hospital Dr. Bringel – localizado a Rua da Capoeira – conhecido com climédica de Dr Henry, que foi assassinado por ciúmes passionais.
Com o encerramento das atividades produtivas do Engenho Central ,por volta de 1910, a população de “Ponta da Linha” passou a dedicar-se à cultura de algodão, arroz, milho e mandioca, porém continuou dependendo de Pindaré-Mirim, a quem era subordinado administrativamente e por onde sua produção era escoada. Muito procurado por famílias nordestinas, que constituem atualmente, com seus descendentes, mais da metade da população local, o povoado cresceu rapidamente, a ponto de, no início da década de 60, tornar-se mais importante, em termos demográficos e econômicos, do que a sede do município a que pertencia.
A 14 de março de 1967, o antigo povoado de “Ponta da Linha”, já então conhecido como Santa Inês, conquistou sua autonomia. Beneficiado pela passagem da BR-222 e da Estrada de Ferro Carajás em sua sede, o município de Santa Inês é atualmente um dos mais importantes do Estado, tanto pela força de seu comércio e de sua agricultura como pela instalação, em seu território, de um distrito industrial que abriu largas perspectivas para seu desenvolvimento.
Santa Inês é um município brasileiro do estado do Maranhão. Localiza-se a uma latitude 03º40'00" sul e a uma longitude 45º22'48" oeste, estando a uma altitude de 24 metros. Sua população é de 78.182 habitantes. A cidade fica a 243 km da capital do estado, São Luís.
Possui uma área de 407,681 km², dos quais 3,845 km² estão em zona urbana e Santa Inês é um município privilegiado por ter vários acessos rodoviários: (BR-316 e BR-222), ferroviário: Ferrovia Carajás (CVRD), hidroviário: Porto de Pindaré e aeroviário: Aeroporto Regional João Silva (SJBY) com pista homologada em pavimento asfáltico de 1500x30 metros.
A cidade de Santa Inês está em um forte processo de conurbação com Pindaré-Mirim. Juntas, as cidades contam com cerca de 120.000 hab. Porém a cidade tem total influência a outras cidades próximas como: Bela Vista, Pio XII, Bom Jardim, Igarapé do Meio, Monção, Santa Luzia e Tufilândia.